O que é Cloud Computing? O que é SaaS?

Seth Godin, um dos maiores gurus de marketing da atualidade, disse: “(…) Eu acredito que estejamos à beira de duas grandes revoluções em software. A primeira são programas que rodam na web ao invés do desktop e a segunda está nas aplicações que estarão totalmente integradas à web. Softwares que podem saber o sentido de palavras, que podem atualizar e corrigir minha agenda (…)”.

E o que têm SaaS e “Cloud Computing” a ver com isso? De maneira simples, e evitando as discussões filosóficas sobre uma definição teórica, “Cloud Computing” é uma abordagem na qual você executa software na Internet, ou seja, você não precisa ter uma instalação no seu computador ou no servidor de sua empresa, você nem precisa de um servidor para sua empresa. Mas, por que “cloud” (do inglês, nuvem)? Porque entre os profissionais que trabalham com Internet ela é metaforicamente representada como uma nuvem.

E SaaS? Você utiliza SaaS (do inglês “Software as a Service” ou Software como Serviço) quando contrata aplicações na Internet (ou em “cloud”) como se fossem serviços. Ou seja, você paga apenas pelo que usa, sob demanda, como se estivesse usando água, luz ou telefone.

Abaixo uma apresentação da Salesforce, um dos maiores forcedores de soluções SaaS.

Dúvidas? Entre em contato.

Anúncios
Esse post foi publicado em Conceitos, SaaS e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s